Instituto Pensar - Fraude eleitoral: debate ?oculta outras intenções?, diz Dom Odilo Scherer

Fraude eleitoral: debate ?oculta outras intenções?, diz Dom Odilo Scherer

por: Revista_Fórum 


Foto: Reprodução

Por Plinio Teodoro

O discurso sobre fraude eleitoral "pode estar ocultando outras intenções?. Essa é a avaliação do arcebispo metropolitano de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Scherer. Ele deu a declaração em entrevista a André Guilherme, na edição desta segunda-feira (9) do jornal Valor Econômico, e disse ainda que o aceno de Jair Bolsonaro (Sem partido) a "atitudes autoritárias? é preocupante .

Leia também: Bolsonaro diz que "gente com dinheiro? contratou hacker para roubar votos

"Primeiramente denúncias de irregularidades [nas urnas eletrônicas] precisam ser comprovadas com fatos. Pelo que consta, a ?denúncia?, digamos assim, nunca foi provada. Portanto é um debate que pode estar ocultando outras intenções, não propriamente a questão da fraude das urnas. Até agora não apareceu comprovação e, portanto, me parece que este é um motivo que esconde outras intenções, outras motivações. Realmente é preocupante o aceno do presidente da República a atitudes autoritárias, como por exemplo o desrespeito à Constituição Federal, ou o fato de agir fora da Constituição, como tanto se mencionou nesses últimos dias. Realmente preocupa em relação ao futuro?, afirmou.

Um dos 260 signatários de um manifesto em defesa ao processo eleitoral, junto com banqueiros, empresários e intelectuais, Dom Odilo afirma ainda não acrediar que estamos na iminência de novo golpe "embora haja um certo ar que faça pensar no momento em ruptura democrática?.

O religioso ainda propõe que instituições, organizações sociais e entidades representativas da sociedade sentem "ao redor de uma mesa? para encontrar uma saída para o momento.

"É necessário acalmar os ânimos, sentar ao redor de uma mesa e conversar. O ?ao redor de uma mesa? é simbólico para dizer os representantes das instituições, das organizações sociais, das entidades representativas da sociedade. É preciso uma grande reflexão para encontrar uma saída para este momento, é uma reflexão que se impõe a todo mundo. Não somos os únicos a viver essa situação no mundo. É bom ver como outros estão procedendo para superar isso e chegar a um clima de maior maturidade na busca de saídas?.

Leia a íntegra da entrevista



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: